Sunday, February 23, 2014

TUTORIAL Como ligar a sirene do alarme original do Escort, Verona, Santana, Logus, Pointer

Saudações leitores.

Minha última experiência positiva na reforma do meu Escort XR3i 2.0 foi dar vida à sirene do alarme original do carro. Ela estava com os 3 fios quebrados na solda da placa de circuito então apenas com ajuda da foto de uma inteira pra religar e testar.

O intuito deste tutorial é auxiliar quem queira ligar esta sirene que é bem mais alta que as que vem nos alarmes de hoje em dia, ou até voltar seu carro para a originalidade.

As fotos a seguir foram cedidas pelo Eduardo_SC  do Forum do Clube do Escort.






O esquema de ligação é o seguinte:

Fio vermelho:  Positivo (+12V)
Fio marrom: Negativo (terra)
Fio azul: sinal da central de alarme (terra)



A seguir assista o vídeo de como ligar sua sirene no carro.



Monday, February 17, 2014

REVIEW Seu desembaçador estragado tem conserto, saca só !

A seguir um vídeo feito na minha humilde residência oficina avaliando um kit que promete fazer seu desembaçador traseiro avariado voltar a ter vida total.

Pequenos cortes ou falhas fazem com que uma ou mais trilhas parem de funcionar deixando a gente na mão em dias frios principalmente depois de um amasso no carro quando a condensação é intensa (se a polícia não atrapalhar);

Kit P/ Reparo Em Trilhas Do Desembaçador De Auto Facil Uso  custa R$49,00 e cumpre o que promete.

Além do selo blog A arte da restauração automotiva de qualidade, o Kit também é aprovado pela Revista Quatro Rodas, chique né ?

Mas são tudo flores ?  Este blog acha que não.  Para obter um bom resultado deve-se respeitar o período para cura e secagem da cola e tinta condutivas e o processo demora 2 dias.

Confiram no vídeo a seguir:









Tuesday, February 11, 2014

$$$ - Momento Merchandising

Ajudem a manter este blog e continuar com a reforma do meu Escort XR3 Bege Nevada (vulgo BLP - Branco Lindo Pérola)


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São vários modelos de lâmpadas de Led para seu carro ou moto,  scanners automotivos e adaptadores OBDII, velas de iridium para sua moto, portas completas de chevette, peças pro seu VW Gol quadrado e mais ...



Sunday, February 9, 2014

VIDEO Como é feita a retífica de um cabeçote VW AP

Compartilho aqui um ótimo filme feito pela Ativa Retificadora mostrando todos os processos envolvidos em uma retífica de cabeçote.


O motor escolhido foi um VW AP com tuchos mecânicos. 







O processo de retífica é basicamente o mesmo para todos os cabeçotes, apenas variando na quantidade de válvulas, e no mecanismo de seu acionamento, se via direta como o demonstrado, via tuchos hidráulicos (que não requerem a regulagem de folgas) ou via balancins.

Saturday, February 8, 2014

TUTORIAL Instalando os faróis de milha do Gol GTI / GTS / Parati Surf

FAÇA VOCÊ MESMO !!!

Este é mais um tutorial de minha autoria, inicialmente publicado no Clube do Gol Quadrado, site que permitiu que expusesse minhas idéias e opiniões.  APROVEITEM.



Material necessário: 

- Par de milhas (no caso são RCD) 
- Punção 
- Lapis 
- Martelo 
- Broca de 5mm pra servir de guia 
- Broca de 9,5mm 
- Chave soquete ou combinada de 15mm 






Comece medindo onde a posição do furo. Se você tem os Protetores de Parachoque instalados devidamente, meça 3cm desde sua face virada pro centro do carro e faça um risco vertical | com o lápis, conforme a foto: 






Se não tem os batentes instalados, meça 42cm desde a emenda do bigodinho com o paralama, dá na mesma. (ATNEÇÃO conferira antes se teu carro está alinhadinho/simétrico pra não acabar fazendo a furação em lugar errado. Uma vez furada a lataria já era, não tem como voltar atrás.) 



Meça agora 3,5cm desde a parte superior do bigodinho e faça um risco vertical, resultando numa cruz conforme a foto: 




Feita a marcação, confira novamente pra não haver erros, e marque com o punção. Faça um furo guia com a broca de 5mm. Em seguida fure com a broca de 9,5mm. Retire as rebarbas, se houver. CUIDADO pra nao furar os dedos. 


É só encaixar o parafuso que fixa as milhas no lugar, colocar arruelas de pressão (se não vier no kit, compre: é baratinho e garante que a porca não afrouxe), a porca, fixe, alinhe o farol, e então aperte bem a porca. 

Pronto ! Agora é só fazer a ligação elétrica !!! No meu caso não tem segredo nenhum pois vou ligar substituindo o farol alto, eliminando assim fio lá pro painel, sem precisar de botão, ou relê. 






TUTORIAL Instalando protetores de parachoque do GTS / GTI

FAÇA VOCÊ MESMO!!!

Este é mais um tutorial de minha autoria, inicialmente publicado no Clube do Gol Quadrado, site que permitiu que expusesse minhas idéias e opiniões.  APROVEITEM.



Olá, abaixo segue um passo a passo de como instalar protetores/batentes de parachoque dianteiros e faróis de milha, aqueles redondinhos que vão por cima do parachoque, os verdadeiros milhas, não neblina. 


Material necessário: 
- Chave L 17mm 
- Chave combinada (estrela/boca) 17mm 
- Chave combinada 13mm 
- Martelo de borracha ou aço. 
- Par de protetores do parachoque 
- 2 parafusos sextavados 5/16" x 3,5" 
- 2 arruelas lisas 5/16" 
- 2 arruelas de pressão 5/16" 
- 1 broca 9,5mm p/ aço 
- furadeira 
- Mini retífica e ferramentas (Dremel e similares) 







Para começar , retire o parachoque dianteiro afroxando os quatro parafusos de fixação com as chaves combinada e L de 17mm. Uma vez retirados é só puxar que ele sai facilmente. 

Olhe por dentro do parachoque, e localize os furos na alma de aço onde serão fixados os protetores. São furos de 10mm na face da alma virada pra frente. Fixe a broca de 9,5mm na furadeira e usando estes furos como guia abra 2 buracos no parachoque. Ao olhar pela frente , verá que os furos estarão +- coincidentes com o lugar do friso. 

Agora é hora de alargar o furo no parachoque onde encaixa o protetor, para isto use a Dremel com um rebolo pequeno (se nao tiver mini retífica, pode tentar fazer isto com a própria furadeira usando a broca, ou então com um canivete ou faca, lembrando que esta é a pior das opções). Alargue o suficiente para o protetor encaixar-se: quanto mais justo for o encaixe do protetor, melhor. 




Teste o alinhamento do batente com o furo da alma de aço e do batente com o parachoque. Se necessário faça ajustes desbastando mais o parachoque , ou o furo na alma de aço. 

O buraco no parachoque deverá ficar + ou - assim: 









Uma vez alinhado e centralizado, passe o parafuso, coloque a arruela lisa, depois a de pressão e então a porca. Aperte o suficiente para amassar a arruela de pressão e sentir que o protetor ficou bem firme. 




Posicione as tampinhas do buraco no buraco do parafuso e dê marteladas com seu martelo de borracha até que elas encaixem e fiquem rente com a superfície da peça. Se não tiver martelo de borracha use o normal mesmo, tomando o cuidado de colocar um pano, estopa, borracha pra não estragar a tampinha. 

Agora é só colocar o parachoque no lugar encaixando a armação de ferro nos buracos da longarina e as pontas do parachoque em suas respectivas guias. Alinhe e aperte bem os 4 parafusos 17mm. 

Aproveite seu novo visual: 










DICA Pedal de embreagem mais macio no Gol Quadrado

Este documento é uma publicação de GusGol, membro do Fórum do Clube do Gol Quadrado. Todos os créditos reservados.





Senhores, 


resolvi postar mais informações de como deixar o pedal da embreagem mais macio. 


Já tive esta idéia um tempo atrás, mas realmente quem foi decisivo para que eu implantasse foi o Buzato que participa deste fórum. 

É muito simples e eu gastei R$12,00. Acreditem, o valor foi de doze reais. 

Há um tempo atrás perdi um tempo pensando em como deixar a embreagem mais macia. Pra quem tem ou já teve a oportunidade de dirigir carros bem mais novos já percebeu como a embreagem do nosso gol quadrado é pesada. Pois bem, analisando todo o funcionamento da embreagem, vi que que a alavanca de marcha (que é presa diretamente no garfo) é pequena. Num conceito bem simplificado, quanto maior a alavanca, menor será o torque aplicado para um mesmo momento. Pensei em como aumentar o comprimento da tal alavanca, chegando a ir em alguns soldadores ou torneiros mecânicos para fazer uma nova peça. 
Após troca de mensagens com o Buzato, este me informou que havia comprado a alavanca do G3/santana que é maior, mas ainda não teve tempo de instalar. Realmente ele estava com a razão. 
Fui numa auto-peças e pedi para dar uma olhada na alavanca do g3 com motor ap e verifiquei que a bendita peça é maior. Perguntei pelo preço e não tive dúvidas: comprei pelo valor especificado anteriormente. 

Seguem os comprimentos das alavancas (aproximadamente, pois foram medidas com a fita métrica de costura da avó...rs): 
Antiga: 15cm 
Nova (G3): 19,5cm 

Igualando-se os momentos, teremos: 
M1 = M2 .:. F1*d1 = F2*d2 F1*15=F2*19,5 F2/F1=0,769 
F2 < F1 em 23,1% 
Ou seja, a nova alavanca deixará a embreagem mais macia em 23%. O custo benefício é muito bom. 

Fiz no meu carro e ficou "show de bola". O cabo não precisou ser trocado, coube certinho e o parafuso eu aproveitei da alavanca antiga para prendê-la no garfo. :D

Não esqueçam de regular o cabo da embreagem após a colocação da alavanca (usa-se uma chave 17mm e vc regula apertando ou afrouxando a porca. conforme posicionamento do pedal) 

Segue foto da alavanca antiga: 





Imagem da peça em meio ao sistema de acionamento de embreagem:







Espero que tenha ajudado. 

TUTORIAL Adaptar Luz de Cortesia do Santana no Gol Quadrado

BEM VINDO AO BLOG DE REPAROS AUTOMOTIVOS.  Nesta primeira publicação estou disponibilizando o primeiro tutorial de minha autoria, elaborado em 2009 e originalmente postado no Clube do Gol Quadrado, fórum de discussões que frequentei muito na época que tive meu Golzinho e ao qual agradeço pelo espaço para divulgar minhas idéias e opiniões.

Para acessar o link original favor clicar em http://golquadrado.com.br/forum/viewtopic.php?f=25&t=12253#p137767 .



FAÇA VOCÊ MESMO!!!

Materiais necessários: 

1- Fita Isolante 
2- Chave de Fenda 
3- Tesoura/estilete/alicate (para cortar e descascar os fios) 
4- Dremel, esmeril ou lima. 
5- Pedaços de fio elétrico de bitola parecida com o original 

A Lanterna utilizada é uma Arteb original comprada usada em desmanche, e o preço pago foi R$10,00. Este tutorial não funciona com lanterna com opção de seleção de facho. 



Apresentação: 

Compare as 2 lanternas lado a lado, suas diferenças em estilo e altura. É por causa desta diferença de altura que vamos “adaptar”, caso contrário seria 100% compatível. (obs: a lanterna antiga está quebrada, falta o botão seletor) 








Conferindo as medidas: as medidas do encaixe batem com exatidão como podem conferir nas fotos abaixo:










Encaixando no lugar 

Como a altura entre o teto e o forro do gol é menor que a do Santana, será necessários vários ajustes e desbastes portanto mãos a obra. 


Portando de sua dremel ou esmeril a primeira parte que sai fora são uns “chifrinhos” do lado oposto ao soquete da lâmpada. 



Logo depois são as abas que devem ser serradas, tomando cuidado pra serrar acima da trava, caso contrário elas caem fora e vc não quer uma lanterna caindo na sua cabeça a cada trepidação , certo ? 



Agora vem a parte dos desbastes das protuberâncias e saliências. Muito desbaste será necessário infelizmente, tanto que infelizmente se abrirá um buraco em cada lado da lanterna. O lado ruim é que sem esse trabalho ela não entra, o lado bom é que estes buracos não afetam em nada a rigidez da peça nem a luminosidade. Vá desbastando e ajustando até conseguir encaixe perfeito, e o formato final da lanterna ficará igual aos das fotos. 




(OBS: IREMOS ENCAIXAR A LANTERNA NO SENTIDO CONTRÁRIO AO DA INDICAÇÃO DA PEÇA. A FLECHA INDICANDO A FRENTE DO VEÍCULO APONTARÁ PORTANTO A TRASEIRA DO VEÍCULO. DE OUTRA MANEIRA A LANTERNA NÃO ENCAIXARÁ POR CAUSA DOS CONECTORES. QUALQUER DÚVIDA É SÓ IR SE GUIANDO PELAS FOTOS.) 









Alongando os Fios 

Como foi necessário inverter a posição da lanterna, no meu gol os fios ficaram curtos e não alcançaram a nova posição dos plugs. Corte os fios originais perto dos conectores, adicione de 10 a 15cm de fio a cada um dos 3 fios, tomando cuidado para isolar corretamente com fita isolante. 











Instalando 

Primeiro passo é verificar a rigidez das travas onde as abas foram serradas. Se ficarem meio molengas igual ficou no meu, basta calçá-las por trás e isto eu fiz cortando 2 toquinhos de cabo de vela, serviu como uma luva. 






Próximo passo é conectar os conectores nos plugs, verificando se a posição do botão seletor coincide com a abertura de portas. Se ao selecionar ligar por abertura de portas e a lâmpada ascender mesmo com as portas fechadas, inverta a posição dos conectores sem capa (neutros, isso deve resolver o problema de “sincronismo” 


Tome cuidado com a posição dos fios, não deixe eles passando por cima da lanterna por 2 motivos: 1- o espaço entre o topo da lanterna e o teto é mínimo e isto vai dificultar seu encaixe; 2- a lâmpada torpedo esquenta muito e pode derreter o isolamento dos fios se ficarem em cima. 


Aproveite o novo visual do teto do seu Gol Quadrado. 









BONUS 



Adeus bateria descarregada 
Não esquenta 
Não derrete plástico 
Visual bacana 
Não deixa cheiro de queimado 


Torpedo com 10 Leds brancos, 0,75Watts apenas de consumo