Saturday, February 8, 2014

TUTORIAL Adaptar Luz de Cortesia do Santana no Gol Quadrado

BEM VINDO AO BLOG DE REPAROS AUTOMOTIVOS.  Nesta primeira publicação estou disponibilizando o primeiro tutorial de minha autoria, elaborado em 2009 e originalmente postado no Clube do Gol Quadrado, fórum de discussões que frequentei muito na época que tive meu Golzinho e ao qual agradeço pelo espaço para divulgar minhas idéias e opiniões.

Para acessar o link original favor clicar em http://golquadrado.com.br/forum/viewtopic.php?f=25&t=12253#p137767 .



FAÇA VOCÊ MESMO!!!

Materiais necessários: 

1- Fita Isolante 
2- Chave de Fenda 
3- Tesoura/estilete/alicate (para cortar e descascar os fios) 
4- Dremel, esmeril ou lima. 
5- Pedaços de fio elétrico de bitola parecida com o original 

A Lanterna utilizada é uma Arteb original comprada usada em desmanche, e o preço pago foi R$10,00. Este tutorial não funciona com lanterna com opção de seleção de facho. 



Apresentação: 

Compare as 2 lanternas lado a lado, suas diferenças em estilo e altura. É por causa desta diferença de altura que vamos “adaptar”, caso contrário seria 100% compatível. (obs: a lanterna antiga está quebrada, falta o botão seletor) 








Conferindo as medidas: as medidas do encaixe batem com exatidão como podem conferir nas fotos abaixo:










Encaixando no lugar 

Como a altura entre o teto e o forro do gol é menor que a do Santana, será necessários vários ajustes e desbastes portanto mãos a obra. 


Portando de sua dremel ou esmeril a primeira parte que sai fora são uns “chifrinhos” do lado oposto ao soquete da lâmpada. 



Logo depois são as abas que devem ser serradas, tomando cuidado pra serrar acima da trava, caso contrário elas caem fora e vc não quer uma lanterna caindo na sua cabeça a cada trepidação , certo ? 



Agora vem a parte dos desbastes das protuberâncias e saliências. Muito desbaste será necessário infelizmente, tanto que infelizmente se abrirá um buraco em cada lado da lanterna. O lado ruim é que sem esse trabalho ela não entra, o lado bom é que estes buracos não afetam em nada a rigidez da peça nem a luminosidade. Vá desbastando e ajustando até conseguir encaixe perfeito, e o formato final da lanterna ficará igual aos das fotos. 




(OBS: IREMOS ENCAIXAR A LANTERNA NO SENTIDO CONTRÁRIO AO DA INDICAÇÃO DA PEÇA. A FLECHA INDICANDO A FRENTE DO VEÍCULO APONTARÁ PORTANTO A TRASEIRA DO VEÍCULO. DE OUTRA MANEIRA A LANTERNA NÃO ENCAIXARÁ POR CAUSA DOS CONECTORES. QUALQUER DÚVIDA É SÓ IR SE GUIANDO PELAS FOTOS.) 









Alongando os Fios 

Como foi necessário inverter a posição da lanterna, no meu gol os fios ficaram curtos e não alcançaram a nova posição dos plugs. Corte os fios originais perto dos conectores, adicione de 10 a 15cm de fio a cada um dos 3 fios, tomando cuidado para isolar corretamente com fita isolante. 











Instalando 

Primeiro passo é verificar a rigidez das travas onde as abas foram serradas. Se ficarem meio molengas igual ficou no meu, basta calçá-las por trás e isto eu fiz cortando 2 toquinhos de cabo de vela, serviu como uma luva. 






Próximo passo é conectar os conectores nos plugs, verificando se a posição do botão seletor coincide com a abertura de portas. Se ao selecionar ligar por abertura de portas e a lâmpada ascender mesmo com as portas fechadas, inverta a posição dos conectores sem capa (neutros, isso deve resolver o problema de “sincronismo” 


Tome cuidado com a posição dos fios, não deixe eles passando por cima da lanterna por 2 motivos: 1- o espaço entre o topo da lanterna e o teto é mínimo e isto vai dificultar seu encaixe; 2- a lâmpada torpedo esquenta muito e pode derreter o isolamento dos fios se ficarem em cima. 


Aproveite o novo visual do teto do seu Gol Quadrado. 









BONUS 



Adeus bateria descarregada 
Não esquenta 
Não derrete plástico 
Visual bacana 
Não deixa cheiro de queimado 


Torpedo com 10 Leds brancos, 0,75Watts apenas de consumo 






No comments:

Post a Comment